Correias Lisas / Carcaça Têxtil
Correias Transportadoras
Correias Transportadoras
Dependendo dos tipos de materiais que estejam a ser transportados e do ambiente em que estão a ser utilizados, as correias transportadoras deverão ser capazes de suportar uma grande quantidade de exigências. Entre elas incluem-se a resistência ao desgaste causado pela abrasão, os danos causados por impactos, cortes, rasgos, óleo, gordura, produtos químicos agressivos, calor, frio extremo e fogo.
A resistência ao desgaste (abrasão) dos revestimentos é o fator que tem maior influência na vida útil de uma correia.
Existem dois conjuntos de normas referentes à abrasão reconhecidos internacionalmente: a ISO 10247 (H, D L) e a DIN 22102 (Y, W e X), sendo que são os da norma DIN os que se encontram em vigor.
Falando em termos gerais, a norma DIN Y refere-se a condições de serviços “normais”, a DIN W a materiais mais abrasivos e a DIN X à resistência a cortes, impactos e abrasão resultantes de objetos de grandes dimensões e de materiais pesados e afiados.
Entre todas as exigências a que são submetidas as correias transportadoras, a temperatura costuma ser a mais implacável e prejudicial. Os ambientes com temperaturas elevadas aceleram o processo de envelhecimento, que provoca o endurecimento e consequentemente frinchas na borracha.
Os três tipos de resistência frente ao envelhecimento acelerado dentro dos métodos da ISO 4195 são: Classe 1 (100°C), Classe 2 (125°C) e Classe 3 (150°C).
A segurança contra o fogo é uma questão tão importante que existem diferentes classificações e normas internacionais para as quais se empregam diferentes ensaios para medir o seu desempenho. A base da maioria desses ensaios requer a exposição de uma amostra de correia ao fogo até que a mesma se queime. Quando isto acontece, o queimador (a chama) é retirado e regista-se o tempo de combustão (duração da chama) da peça empregada para o ensaio (amostra). A seguir, aplica-se uma corrente de ar sob a amostra durante um tempo determinado após a extinção da chama. A chama não deverá voltar a acender. A duração combinada (chama visível) deverá ser inferior a 45 segundos para cada grupo de seis ensaios, sem que nenhum valor individual supere os 15 segundos. A importância deste fator é crítica, porque determina a distância em que a correia se pode deslocar no fogo.
Sob condições de ensaio de laboratório, as correias resistentes ao fogo apagam-se a uma velocidade média admissível de 7,5 segundos.
Os materiais transportados que contêm óleo e gorduras podem ter efeito muito prejudicial no desempenho e na vida útil de uma correia transportadora, pois penetram-se na borracha, fazendo com que a mesma se deforme e comece a inchar.
A resistência ao óleo pode ser dividida em duas classes: o óleo mineral e o óleo vegetal/animal.
As correias deslizantes são usadas principalmente para o transporte de itens e pacotes individuais, mas também são usadas para transportar uma grande variedade de materiais.
As correias deslizantes Maferdi têm uma camada de borracha especial que fornece a rigidez transversal necessária para criar uma superfície plana e uniforme necessária para um funcionamento suave e eficiente. O tecido de poliéster de baixa fricção usado na parte inferior da correia oferece propriedades de baixo consumo de energia.
Nestas correias também é usado Rugoso usadas para fornecer a aderência de superfície necessária para evitar o deslizamento ao lidar com declives acentuados.
As fábricas com que trabalhámos são também certificadas de forma a garantir a continuidade do fornecimento de produto com qualidade e garantias, como por exemplo a empresa SIG.
Certificado SIG: ISO 9001:2015